Quer ser promovido? Comece por esse passo!

Para iniciarmos esse artigo sobre as etapas para sua promoção, tenho que deixar claro algo que acredito: uma promoção na carreira faz parte de uma caminhada e, como toda caminhada, é construída com passos e etapas.

E SE VOCÊ REALMENTE QUER SER PROMOVIDO, NO FINAL TENHO UM PRESENTÃO PARA VOCÊ!

É importante também entendermos que a base de um passo é o movimento. Passo a passo. Algumas passadas mais largas e rápidas, outras mais curtas e lentas, toda caminhada é em si, um desafio à inércia. Inércia no sentido físico mesmo: A resistência que a matéria oferece à aceleração. Quem começa a caminhar, venceu a inércia. Colocou-se em movimento. Retomou a aceleração.

Talvez você que está lendo estas linhas não esteja buscando uma promoção em seu momento de carreira. Talvez você esteja começando um novo desafio, ou mesmo, já esteja em um momento de estabilidade ou no fim da carreira atual. Qualquer que seja o seu momento, continue lendo, porque independentemente da sua etapa na carreira você sempre deve estar em movimento.

01.Ser promovido é mais que isso!

Sabia que ser promovido é mais que mudar de cargo ou ascender na carreira?

Ser promovido é ser PRO MOVIDO, ou seja, é ESTAR A FAVOR DO MOVIMENTO. Estar em movimento, estar VIVO e se MOVENDO. E isto é desejável independentemente do seu momento de carreira.

Para começar a caminhada, você precisa saber para onde está indo. 

E foi por isso que dei ao primeiro passo dessa caminhada, o nome: O PERCURSO.

Para entendermos isto, eu quero compartilhar com você a história que ouvi de um amigo.

Esse meu amigo me contou que passou sua infância em um bairro pobre do Rio de Janeiro chamado Piedade. Ele morava na rua Porto Valter.

Ele me contou que na rua que ele morava era assim, tinha um único prédio de 3 andares. Havia uma série de casas humildes e uma casa de dois andares com piscina. Era a casa que mais chamava a atenção.

Os mais pobres moravam no prédio. Era lá que ele morava. Quem era um pouquinho menos pobre, morava nas casas…

02.E tinha o Manoelzinho. 

O Manoelzinho morava na casa de dois andares com piscina.  Depois o meu amigo soube que o Manoelzinho era um Gerente de Contas do Banco BCN.

O meu amigo olhava para aquela casa e pensava: esse Manoelzinho é o que eu quero ser! Era o que ele visualizava para o futuro dele, para a vida. Era o máximo de sucesso que ele conseguia conceber, pois era aquilo que era palpável para ele.

Então quando eu falo do PERCURSO é você ter clareza de onde você quer chegar. Esse meu amigo achava que onde dava para chegar, mesmo sabendo que seria muito difícil, era no nível de sucesso do Manoelzinho.

03.Você sabe, com clareza, aonde quer chegar?

O que você quer para sua vida? O que você quer para sua carreira?

Eu sempre falo da clareza do significado. Eu acredito que você, sabendo o que quer, vai sempre seguir rumo a esse objetivo.

E esse saber o que se quer é olhar para o próximo passo, é simplesmente fazer o melhor hoje, sabendo que a consequência é o próximo passo.

Esses dias eu estava revisitando a minha carreira. Eu tive de subir degrau por degrau, mantendo uma constância ao longo de 36 anos, quase sempre no mesmo ritmo.

Eu percebo que quando a gente quer alguma coisa, por exemplo, evoluir na carreira, isso não acontece com quem quer muito um dia e no outro já nem tanto.

Tem que querer todo dia com a mesma disposição!

Tendo uma missão. Tendo um significado. Construindo a sua imagem.

Você é o tipo de pessoa que quando fala uma coisa as pessoas podem acreditar?

As pessoas percebem que o compromisso é verdadeiro? E quando você faz um compromisso você efetivamente realiza o que se comprometeu?

 Isso é construir uma carreira. 

E é isso que vai ter como consequência a promoção em relação aos objetivos que você busca. Eu realmente acredito que você quer chegar lá, mas você sabe onde é esse “lá” realmente.

Já dizia Sêneca, “Para quem não sabe para onde vai qualquer vento serve.”

Uma outra história que gosto de repetir é daquela pessoa que chega em um edifício, entra no elevador e o ascensorista pergunta qual o andar. Ele responde: “Qualquer andar serve… eu estou no prédio errado…”

Então a primeira coisa é saber o que você quer. E não precisa ser necessariamente querer ser o presidente ou o diretor da sua empresa.

Existem premissas e valores que devem ser os pontos de apoio da sua carreira. Para mim há valores e princípios éticos que sempre foram sagrados na minha carreira profissional, primeiro fazer jus a quem acredita no meu trabalho e me confiou a oportunidade de ter um cargo. E em segundo lugar cumprir as diretrizes da empresa. Fazer o melhor todo dia, me posicionar como uma das pessoas de melhores resultados. 

Isso é construir a imagem e construir o seu futuro. 

Daí o próximo passo, o próximo degrau passa a ser consequência desse dever cumprido, da excelência na geração de resultados.

Chegou um momento na minha carreira, eu me lembro que eu trabalhava em Goiânia, que percebi que ali o horizonte não era propício naquele momento. Então, após análise profunda, fui buscar a mudança que acreditei ser a melhor opção naquele momento, no caso, a mudança de Goiânia para Brasília. 

Eu jamais pensei em ser Diretor da Caixa antes de chegar ao primeiro cargo abaixo da diretoria. Somente quando cheguei a essa posição, o cargo estatutário de Diretor passou a ser o próximo passo, o próximo degrau. E nesse momento, eu estava preparado para a oportunidade.

Eu quero te desafiar! Você olha sempre para frente? Você procura estar entre os melhores na posição que você ocupa dentro da sua empresa? Você sabe o que você quer para sua vida? O que você quer para sua carreira profissional? 

Tenha clareza em relação ao que você realmente quer e acredite fortemente nisso. E além da crença, tenha ATITUDE todos os dias.

04.Qual o segredo do sucesso?

Uma frase que eu gostei muito, que eu ouvi esses dias da boca do Grant Cardone:  O sucesso não é para as pessoas extraordinárias. É para as pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.”

E sabe o que eu falo para quem está procurando o segredo do sucesso?

“O sucesso não tem segredo, tem muito trabalho!” 

É viver a jornada! É viver o hoje tendo como consequência um amanhã melhor!

Muitas vezes as pessoas me procuram para fazer um processo de coaching com o objetivo de passar em um processo seletivo: “Zé, eu quero que você me prepare para um processo de seleção interno para um novo cargo!” 

Em geral eu respondo a isso da seguinte forma: “Eu posso te preparar para o processo de seleção. Mas isso é muito pouco. Eu quero te preparar para algo maior do que simplesmente passar no processo seletivo”. 

Porque o processo de seleção para um novo cargo é algo que deve ser consequência de todo um trabalho… de todo um projeto de vida e de carreira.

E eu tenho uma satisfação muito grande de dizer que praticamente 100% das pessoas que já me procuraram com esse objetivo tiveram êxito nesta questão de ser aprovado em seleções internas ou externas e serem promovidos.

Por que isso? Porque, a partir do momento que a pessoa se coloca em movimento, que passa a se conhecer melhor, ela passa a ter mais confiança em si. E isso fica transparente para quem a vê e interage com ela.

Com isso, o processo de seleção passa a ser encarado como apenas mais uma etapa. É apenas mais um processo cuja consequência será mais um passo no contínuo crescimento na carreira.

Isso acontece porque você já incorporou essa ATITUDE. Você já se colocou em movimento. 

Eu falo com essas pessoas quando vêm me contar que passaram numa seleção. A pessoa me conta muito feliz que foi escolhido ou que foi escolhida, e eu sempre digo o seguinte: “Sabe quando começou esse movimento na sua vida? o dia que você me ligou e marcou a primeira agenda. Porque ali você tomou a atitude de mudar sua vida, de mudar sua carreira.”

Mas tem que pagar o preço! Tem que viver a jornada! 

Muitas outras vezes pessoas me procuram para falar que desejam meu apoio para participar de um processo para ser superintendente ou chegar a uma função sênior em sua empresa, e eu percebo que a pessoa está apenas sonhando com aquilo, a pessoa não está disposta a pagar o preço do esforço, da dedicação, do resultado.  

Nesse caso eu digo a esse candidato ou candidata, e digo a você que está lendo. Vai ficar mais longe enquanto estiver sonhando sem atitude! Viva a jornada. Viva o que você está fazendo hoje com intensidade, com paixão! 

Preparando-se mais a cada dia e essa promoção, esse cargo que você almeja, passa a ser uma consequência. E não tem que ter pressa!

Você não controla o tempo. Você não escolhe o tempo. Prepare-se para a oportunidade ou crie a sua oportunidade e esteja disposto, disposta, com atitude e coragem.

Como o exemplo que dei acima, da atitude, do criar o movimento, quando chegou o momento em que eu percebi que onde eu trabalhava não havia espaço para minha ascensão ao cargo pretendido, junto com minha esposa, tomamos a decisão de mudança de cidade, pois naquele momento eu queria ser superintendente da CAIXA e percebi que para chegar aonde queria, tinha que buscar o algo mais, sair da zona de conforto.

E tem que ter disposição para mudar. Para enfrentar o novo. Para encarar desafios…

E assim, se você fizer isto, você vai perceber que o resto passa a ser consequência. 

05.E o Manuelzinho?

Para concluir, lembra a história que eu iniciei este artigo contando? Daquele meu amigo que morava na rua Porto Valter, lá no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro?  

Sabe o que aconteceu com ele?

Pois ele acreditou na carreira. Ele acreditou no futuro dele. Viveu a jornada!

Ele traçou um percurso com o objetivo de chegar aonde ele via que era o máximo do sucesso, que era o sucesso do Manoelzinho, que era o referencial dele. 

Quando ele chegou lá, ainda novo, viu que dava para ir mais longe. E não parou, manteve-se em movimento.

Ele construiu sua carreira um passo de cada vez, e ele foi subindo os degraus. 

Esse meu grande amigo chegou a ser diretor da Caixa junto comigo e hoje é diretor de em banco aqui em Brasília.

Ele foi uma das pessoas que viveu a jornada! que subiu um degrau de cada vez, sempre olhando para o próximo degrau e acreditando na construção do futuro.

E eu desafio você a fazer o mesmo!

Lembra do PRESENTE que eu te prometi? Se você clicar no botão abaixo agora e preencher o formulário você ganhará uma SESSÃO GRATUITA DE MENTORIA DE CARREIRA e um BÔNUS SURPRESA!

Veja mais posts...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *