Você tem aquela sensação de estar constantemente com falta de tempo? Aquele desejo de que o dia tivesse mais horas para dar conta de fazer tudo o que está programado na sua agenda? Vou te contar uma coisa: Você não tem falta de tempo, provavelmente você utiliza mal o seu tempo!
Neste artigo vou falar dos principais “ladrões de tempo” e te dar algumas dicas de como lidar com cada um deles para você conseguir fazer tudo aquilo que se propõe! Vamos lá!
Ladrão de Tempo #1: Redes Sociais
Whatsapp, Instagram e Facebook são as principais redes sociais acessadas hoje em dia. Essas redes sociais revolucionaram a forma de nos relacionarmos uns com os outros e diminuíram as distâncias entre as pessoas. Desde o surgimento do Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, entre outros, o mundo nunca mais foi o mesmo.
Várias pesquisas mostram que essas redes podem ser viciantes. Para se ter uma noção, existem apenas dois segmentos de mercado em que os clientes são chamados de “usuários”: a indústria farmacêutica e o mundo virtual. Acontece que hoje em dia a maioria dos usuários não consegue mais imaginar sua vida sem as redes sociais devido a essa tendência que elas apresentam de nos viciar. Quantas vezes já nos sentamos prontos para estudar, mas, antes de começar, resolvemos dar uma “olhadinha rápida” no feed de notícias ou nos stories? Afinal de contas, tem sempre postagens interessantes por lá, e queremos estar inteirados com o que está acontecendo na vida dos nossos conhecidos…
O problema não é “usar” as redes sociais, mas sim a quantidade de tempo que gastamos checando nosso perfil e “jogando conversa fora”. Para quem tem um propósito de vida pessoal e/ou profissional, esse tempo é precioso e pode fazer a diferença. Então, como proteger nosso tempo e deixar de ser vítima das redes sociais?
Dica #1 – Desligar o celular ao trabalhar e/ou estudar.
Esta é primeira e mais eficiente dica possível para evitar as distrações com o celular. Se puder fazer isso, então faça!
Porém, sabemos que muita gente depende do celular para o trabalho, para receber as demandas, os pedidos, etc. Então vamos dar algumas dicas para o caso de não poder desligar o celular durante o horário de estudo e/ou trabalho.
Dica #2 – Quando for utilizar o celular ou o computador para alguma tarefa, não fazer login nas redes sociais.
Essa dica parece óbvia, não é mesmo?! Mas para facilitar nosso acesso às redes, muitas vezes até deixamos as redes como página inicial do navegador, de forma que com um clique já estamos lá…
Então aqui vão algumas sugestões: TIRE A REDE SOCIAL DA SUA PÁGINA INICIAL! Escolha outra! Seja a página que você usa para estudar, a página do sistema do trabalho, ou alguma desse tipo. Assim você dificulta o acesso e reduz a tentação. Mesmo assim não está dando certo? Então faça logoff da rede de forma que tenha que colocar seu login e senha sempre na próxima vez que for acessar. Quanto mais difícil entrar na rede, menos estimulado você ficará a entrar. Além do mais, isso te dá tempo de pensar duas vezes antes de cometer esse crime de acessar a rede social no horário de trabalho ou estudo.
Dica #3 – Desabilitar chats e qualquer outro tipo de notificação em tempo real enquanto estiver online.
Essa dica é para quem não conseguiu usar a dica #1, não resistiu, e fez login pensando que poderia conciliar as duas tarefas (estudo/trabalho e rede social).
Desative hoje mesmo o chat do Facebook, Instagram, Twitter, etc., assim como qualquer notificação que possa chegar. Isso vai aplacar a sua curiosidade e vai evitar que se desconcentre sempre que alguém lhe enviar uma notificação.
Estudos apontam que conseguimos manter nossa atenção em média por 50 minutos sem interrupções. Depois disso começamos a perder o foco e o interesse. Imagina então quando aparece uma notificação do seu melhor amigo ou da sua melhor amiga no celular? Seja WhatsApp ou rede social? Aí é que a tentação fica grande mesmo.
Você sabia que, depois de interrompido, levamos de 15 a 20 minutos para nos concentrarmos novamente no que estávamos fazendo? Agora vamos pensar: será que vale mesmo a pena parar de estudar ou trabalhar para olhar uma foto ou um comentário que provavelmente nem são tão importantes?
Dica #4 – Utilizar um navegador exclusivo para os estudos
Uma boa prática é escolher um navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, entre tantos outros) para acessar os sites que se usa para estudar, e outro apenas para lazer.
Essa é uma dica simples e muito poderosa! Fazendo isso, vários benefícios são atingidos. O primeiro é que com o tempo o cérebro associa o navegador ao site que usamos para estudar/trabalhar e fica mais fácil resistir e se manter concentrado.
Ladrão de Tempo #2: TV & Netflix
A TV e o Netflix são o passatempo preferido das pessoas nos dias de hoje. Seja para “maratonar” séries ou apenas ver um filme pontual.
Primeiro que no meu mundo, maratona é uma corrida de 42 quilômetros e 195 metros, que se faz correndo, movimentando o corpo… Mas hoje maratona é sinônimo de horas sentado ou deitado no sofá assistindo Netflix ou semelhantes. (Isso vale para Disney+, Amazon Prime, todos esses serviços de streaming de vídeo, tá?)
Qual é o problema de ver TV? Nenhum, nenhum mesmo… O problema é ficar horas na frente de uma tela vendo filmes ou séries e depois reclamar de falta de tempo… Existe uma balança que temos que usar a todo momento, que é a balança do equilíbrio de vida. Uma coisa é valorizar e aproveitar o tempo livre para relaxar a mente e o corpo, para espairecer. Outra coisa é ter mais tempo livre durante o dia do que horas de trabalho focado. Se para você essa conta não está fechando, tem algo errado.
Está bem separar um momento do dia para relaxar, esquecer os problemas do trabalho, ver aquela série que você gosta e te inspira. Mas garanta que primeiro você está cumprindo com todos os seus deveres. Que está entregando tudo o que está sob a sua responsabilidade. Que você está em dia com os seus compromissos.
Se você está deixando de entregar alguma coisa, mas tem tempo para assistir TV todo dia, então a balança do equilíbrio que mencionei está um pouco torta e é preciso reavaliar suas prioridades.
Ladrão de Tempo #3: Internet
Excluindo as redes sociais e o WhatsApp, ainda tem muita coisa na internet que pode nos distrair… Se você como a maioria das pessoas, está habituado a ficar um tempo usando a internet para saber sobre a previsão do tempo, atualizar-se das notícias, assistir vídeos ou seriados no Youtube e ainda checar seus e-mails. Tome cuidado, pois você pode estar perdendo mais tempo do que percebe.
Existe um universo de possibilidades e de coisas interessantes para ver e ouvir na internet. E ficar navegando sem rumo por ela fará com que você perca muito tempo. Seguindo essas dicas simples e fáceis, você também poderá neutralizar essa “ladra de tempo”.
Dica #1 – Reservar um horário para acessar a internet.
No seu planejamento diário, semanal, mensal, defina horário para acessar os sites de interesse pessoal. Mas não basta apenas definir o horário de entrar, você deve definir o horário de sair, principalmente.
Dica #2 – Saber exatamente o que se vai fazer e onde procurar.
Para evitar ficar sem rumo e “pulando” de página em página, precisamos definir os sites que vamos visitar e o que vamos procurar neles. Se a intenção é saber da previsão do tempo, devemos ler e sair; se estamos procurando material específico para estudar, fazer o download da matéria necessária e sair.
Dica #3 – Estabelecer um horário para ler e responder e-mails.
Importante: defina e respeite o horário estabelecido, não abra exceção.
Ao abrir sua caixa de entrada de e-mails na hora estabelecida, tome uma atitude imediatamente. Se você recebeu mensagem indesejada, exclua; se precisa enviar uma resposta, não deixe para depois: escreva o e-mail e já se “livre” dessa tarefa.
Assim, seu cérebro não vai ficar lembrando toda hora que estão esperando uma resposta sua. E o mesmo vale para mensagens de celular. Leia na hora que definir, não leia o tempo todo.
Ladrão de Tempo #4: Sua mente
Se tem uma coisa que pode nos tomar muito tempo também é a nossa própria mente… Muitas vezes nos perdemos nos nossos pensamentos, ficamos emaranhados em um sem-número de ideias circulares, viciadas, repetidas e infrutíferas.
A mente é uma ferramenta, e como toda ferramenta pode ser usada de forma adequada ou inadequada. Pode nos levar ao sucesso ou à ruína dependendo desse uso que fazemos dela.
Uma mente utilizada de forma justa nos leva à clareza de ideias, à objetividade, à capacidade de dar respostas para a vida, à inteligência e à intuição.
Uma mente mal utilizada nos leva ao intelectualismo, ao perfeccionismo, à insegurança, à dúvida, à dispersão, à distração, e muitos outros defeitos que nos roubam tempo.
Dica #1 – Atenção ao intelectualismo exagerado.
O intelectualismo exagerado é uma forma de curiosidade mental infrutífera que nos faz perder horas e horas pesquisando as curiosidades mais diversas que não têm utilidade nenhuma na vida prática. Defina o que quer aprender e não se perca no mar de informações da internet! Uma coisa é a vontade de aprender, outra é o intelectualismo infrutífero.
Dica #2 – Atenção ao perfeccionismo exagerado.
O perfeccionismo exagerado nos paralisa e impede que entreguemos uma tarefa por ficarmos querendo sempre melhorar algum detalhe de algo que já está bom. Eleja uma meta e cumpra essa meta! Tenha segurança na sua capacidade e entregue seu melhor. É sempre possível melhorar, verdade, mas é necessário entregar nossos deveres também! As pessoas dependem de nós. Uma coisa é sentido de aperfeiçoamento, outra é o perfeccionismo paralisante.
Dica #3 – Atenção à dúvida e à insegurança.
A dúvida e a insegurança nos impedem de prosseguir, de tomar uma decisão. Muitas vezes ficamos empacados na vida por não sermos capazes de tomar aquela decisão importante, de escolher um caminho, de definir nosso objetivo. A dúvida e a insegurança tomam nosso tempo e nos travam na vida. Tenha segurança em si mesmo, tome a decisão! Se for a decisão errada, você descobrirá também, de qualquer forma, e poderá corrigir a rota.
Dica #4 – Atenção à falta de foco.
Falta de foco pode acontecer por vários motivos, dois deles a dispersão e a distração.
Dispersão é quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, e desperdiçamos a preciosa energia que temos para atuar com um monte de coisas que podem não estar alinhadas ao nosso objetivo principal.
Distração é quando fazemos algo que não tem nada a ver com o nosso objetivo, estando com o foco de atenção virado para outra direção.
Para ter foco no que importa, é necessário escolher o que iremos fazer e não ficar adicionando várias coisas na nossa lista de afazeres. Para ter foco no que importa não podemos começar a fazer uma segunda coisa quando estamos ainda na primeira que definimos. Quando quer fazer algo que está de acordo com o seu objetivo, faça até o final! Sem dispersão e sem distração, e todas as dicas anteriores vão te ajudar nisso.
Realize o seu máximo potencial, agora você sabe como! Vamos juntos!