Como alcançar Performance de Excelência com a PNL em 4 passos

Minha inspiração ao escrever este artigo é proporcionar a você que se dispôs a parar e dedicar esses poucos minutos para você mesmo e para sua clareza de propósitos e objetivos de vida e carreira, transformando-os em movimento, coragem e determinação com ATITUDE!

SUMÁRIO

Mas, por que é importante saber o que eu quero? De uma forma simples e objetiva, apresento a você o processo de clareza de propósitos e objetivos em 4 passos:

  1. Autoconhecimento e Estado Atual
  2. Propósitos
  3. Objetivos Específicos
  4. Plano de Ação

Esse é o caminho para a EXCELÊNCIA na PERFORMANCE


Vou iniciar apresentando de forma bastante simples e objetiva como vejo e entendo esse processo interno de definição clara de objetivos, de se ter propósito e sentido para a vida e carreira profissional. Para mim se tornou muito simples depois de décadas de prática e estudos. Tudo começa pelo autoconhecimento, pelas reflexões internas sobre o estado atual, ou seja: “Como estou me sentindo hoje, o que poderia estar melhor, ou poderia ser melhor? O que realmente eu devo ou posso fazer que me realize e que me proporcione satisfação e realização, tanto pessoal quanto profissional?”

Dessa forma simples e objetiva, quero apresentar a você o processo para se ter clareza de propósitos e objetivos em 4 passos:

  1. Autoconhecimento e Estado Atual (como estou me sentido hoje em relação à minha vida e carreira profissional);
  2. Propósitos (quais são meus propósitos para minha vida e carreira profissional, o que verdadeiramente faz sentido para mim)
  3. Objetivos Específicos (expressos no positivo, específicos, de minha inteira responsabilidade, com evidências sensoriais e/ou mensuráveis com indicadores)
  4. Plano de Ação (ações claras e objetivas, com implementação imediata e previsão de cronograma para execução)


Como a PNL pode ser seu instrumento nesse processo de transformação para a PERFORMANCE de EXCELÊNCIA

A Programação Neurolinguística-PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder a partir dos estudos do processo de funcionamento da mente, com o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem resultados de excelência. A PNL oferece os métodos e a tecnologia de “como” gerenciar nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

Podemos dizer que a PNL é a ciência do “como”, ou seja, da mudança de atitudes e comportamentos a partir da clareza de propósitos e objetivos. Através da utilização das técnicas e ferramentas da PNL podemos nos abrir para o novo, para algo que não conseguíamos ver, dessa forma a PNL se torna a ciência das “opções”, nos levando a sair da zona de conforto e olhar para as diversas possibilidades que conseguimos perceber com autoconfiança e disposição.


E você conhece os benefícios da PNL?

Veja alguns: 

  1. Conhecer e entender as estratégias e programas fundamentais da mente para organizar experiências do dia a dia;
  2. Compreender códigos não-verbais e padrões de linguagem, como instrumentos para uma comunicação assertiva e persuasiva;
  3. Melhorar suas habilidades de comunicação intrapessoal e interpessoal, a partir de pressupostos de relacionamento e comunicação;
  4. Conhecer e executar os passos desde o autoconhecimento à definição clara de objetivos com precisão e foco;
  5. Aprender técnicas e padrões de pensamento para que você gerencie seus estados internos, mantendo disposição e persistência;
  6. Entender o processo de aprendizagem para mudança de atitudes e comportamentos, com motivação, capacidade de tomada de decisão e criatividade.


As pessoas que usam e aplicam os conhecimentos, técnicas e ferramentas da PNL são “Practitioner’s”, ou seja, são praticantes de métodos de excelência.

Essas pessoas incorporam no seu dia a dia técnicas como o Rapport que é “a capacidade de entrar no mundo do outro”, ou seja, desenvolveram a capacidade de se conectar, de entrar em sintonia com outra ou com outras pessoas. Ao se estabelecer esse processo de conexão e sintonia o relacionamento entre pessoas se torna revestido de “credibilidade” o que proporciona, além da satisfação, a aproximação e o atingimento dos objetivos desejados nessas relações, sejam eles pessoais ou profissionais.

Do ponto de vista profissional, a partir desse bom relacionamento, a confiança de um cliente, por exemplo, torna-se mais próxima, e quanto mais pessoas gostam e confiam no seu trabalho, maior será o reconhecimento da sua capacidade e, consequentemente, a conversão em resultados de alta performance!


A Mudança é um Processo, não tem mágica!

Desde a Grécia antiga, Aristóteles já dizia “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Daí podemos concluir que qualquer processo de mudança procede da insatisfação com algo ou situação, essa insatisfação pode e deve ser objeto de reflexões mais profundas na busca pelos seus verdadeiros motivadores. Vivenciada essa etapa, evoluímos para a intenção, ou seja, para a intenção da mudança, que intensificada se transforma na visão, que consolidada permite a estruturação de um plano de ação com seus primeiros passos. Todo esse processo de construção interna vai tomando forma e força, e coloca a pessoa que o está fomentando em movimento a partir do momento que este movimento é maior que sua resistência à mudança.

Percebeu que podemos simbolizar esse processo numa fórmula? Logo a Fórmula da Mudança pode ser simbolizada como: I x V x Pp > RM  

onde: I (intenção) – V (visão) – Pp (primeiros passos) – RM (resistência à mudança)

Considerando a mudança como um processo, podemos entender como um processo de aprendizagem para mudança de atitudes e comportamentos que se transformam em novos hábitos.


A aprendizagem é uma habilidade que se desenvolve e se divide em:

INCOMPETÊNCIA INCONSCIENTE

você ainda não sabe que não sabe


INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE

você sabe que não sabe


COMPETÊNCIA CONSCIENTE

você sabe conscientemente que sabe


COMPETÊNCIA INCONSCIENTE

você sabe inconscientemente que sabe (não precisa mais fazer força consciente para executar a tarefa)


MAESTRIA/EXCELÊNCIA

Você sabe inconscientemente que sabe (realiza a atividade sem esforço e da melhor forma possível)


E aí, está pronto(a) para iniciar seu processo de mudança?
Então, Vamos Juntos!

Veja mais posts...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *