Se você acha que sabe o que é ser um líder, o livro do OBAMA pode te surpreender!

Foram muitos os ensinamentos trazidos pela leitura do livro do Obama “Uma Terra Prometida”. Eu me dediquei a uma leitura com total isenção de ideologias, procurando identificar competências de liderança que sejam válidas para o nosso dia a dia em qualquer posição ocupada no mundo corporativo.

Um dos pontos fundamentais é ter um propósito, um ideal, e fazer com que esse seja o norteador de suas atitudes e comportamentos. É ter um lado, o lado congruente com o que você acredita colocado em prática.

“Eu era um reformista, conservador em temperamento e talvez também em visão. Se estava demonstrando sabedoria ou fraqueza, cabia aos outros julgar.” Barack Obama

Estar alinhado com seus propósitos e ideais é tê-los em mente em todas as situações, sendo coerente com eles e, principalmente, estarmos em paz com nossa consciência, independentemente do que os outros pensem ou falem.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Obama deixa transparecer esses compromissos de uma forma muito clara em toda a sua trajetória. Como eu disse no início desse artigo, falo isso de uma forma desapegada, sem julgamentos ou tomada de posição crítica.

Procuro passar para as pessoas que fazem mentoria, coaching ou uma Formação em PNL comigo, que acredito fortemente que devemos criar as oportunidades que queremos para nossa vida e carreira profissional. Isso mesmo, “criar oportunidades” vai muito além de estar preparado para as oportunidades que aparecerem. Assim estaremos sempre preparados para as oportunidades que criamos. Veja o que o Senador Teddy Kenedy disse a Obama quando este o procurou para pedir opinião sobre sua possível candidatura à Presidência dos Estados Unidos: 

“O poder de inspirar é raro. Momentos como este são raros. Você pode achar que talvez não esteja pronto, que vai fazer isso numa ocasião mais conveniente. Mas a gente não escolhe a hora. A hora escolhe a gente. Ou agarramos o que pode vir a ser uma chance única, ou decidimos que queremos viver sabendo que deixamos a oportunidade passar.” Teddy Kenedy

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

“A gente não escolhe a hora, a hora escolhe a gente”, Obama vinha construindo essa oportunidade, talvez sem pensar ou visualizar especificamente isso, ele seguia firme com seus propósitos e ideais, e foram esses propósitos e ideais que construíram essa oportunidade. Olha a importância dessa lição, a construção de uma carreira de sucesso, por exemplo, é realmente uma construção tijolo por tijolo, degrau por degrau, viver intensamente cada momento, com paixão e inspiração tendo o próximo passo como consequência desse foco e intensidade.

A mensagem é muito simples. Para se construir uma carreira com propósito e resultados, é fundamental disposição, determinação e foco durante toda a trajetória. Muitas pessoas estão motivadas a buscar promoções na carreira por determinados períodos, em outros momentos estão desanimadas e não querem se comprometer com nada. Pois é, assim não vai. Querer é poder, se for para uma vida e por uma vida inteira, pense nisso!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro ponto importante para o sucesso na construção de uma carreira de liderança é a preparação para a tomada de decisões difíceis, decisões de alto impacto para você, para a empresa ou instituição que você trabalha e para as pessoas que serão impactadas, direta ou indiretamente. Imagine a importância disso quando se é Presidente dos Estados Unidos da América!

A capacidade para a tomada das decisões, por mais difíceis que sejam, vem da preparação, que passa pelo levantamento e estudo de informações detalhadas, por ouvir verdadeiramente a opinião de todas as pessoas da equipe, avaliar os pontos de vistas diferentes e por ângulos diferentes, envolver as pessoas na tomada das decisões para que todos se tornem cúmplices e participantes da decisão. Tudo isso é um processo, que vai tomando forma e amadurecendo com sua história, com sua trajetória profissional. Até que, sem perceber, você está preparado para tomar decisões tão difíceis e impactantes quanto essa:

“Me dei conta de que, em todos os erros que havia cometido e nas confusões que tivera de superar, de muitas maneiras estava treinando exatamente para aquele momento. E, mesmo que não pudesse garantir o resultado de minha decisão, estava totalmente preparado para tomá-la e confiante no desfecho”

– ordem para executar a operação Osama Bin Laden

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tenha clareza quanto aos seus propósitos de vida e carreira profissional e transforme esses propósitos em objetivos claros e pragmáticos. Aí você construirá a trajetória com a segurança de quem sabe aonde quer chegar e quais são as etapas e os próximos passos a cada momento, a cada estágio.

Zé Umberto

Veja mais posts...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *